(12) 3832-1478 | teca@jtcontabil.com.br

DIA A DIA - 6 dicas para manter o foco e fugir das distrações

28 de julho de 2022
Revista PE&GN

A ascensão de novas tecnologias digitais e o surgimento das redes sociais nos mergulharam em uma era de dados. Neste contexto, parece normal que se consuma o máximo de informação possível. No entanto, segundo Nate Nead, diretor da InvestNet, um portal de investimento norte-americano, empreendedores bem-sucedidos bloqueiam distrações e se concentram apenas em atividades que os movem em direção ao sucesso.

Em seu artigo para a Entrepreneur, Nead afirma que existem dois tipos de distrações que ameaçam minar seu sucesso: as matadoras de produtividade e a "síndrome do objeto brilhante". No primeiro caso, estão inclusas todas as distrações que afetam sua produtividade diariamente, como notificações, problemas em casa e barulhos. Já na segunda categoria estão as informações e ofertas que você vê quando abre diariamente seu e-mail.

“Se você não for cuidadoso, poderá gastar facilmente todo o seu tempo perseguindo o próximo ‘objeto brilhante’. E adivinhe o que acontece quando você persegue objetos brilhantes? Você nunca coloca nada em ação”, alerta o executivo.

1. Programe seu calendário

Segundo Nead, a melhor maneira de proteger o seu tempo é guardando espaços na sua agenda para realizar tarefas específicas. “Você vai querer até mesmo bloquear segmentos para tempo de inatividade, tempo para a família, exercícios, entre outras coisas” afirma o executivo.

2. Silencie suas notificações

Toda vez que um dispositivo toca ou emite um alerta, ele consome sua atenção e impede que você faça o trabalho que deveria. Além disso, você leva vários minutos para se reorientar depois de se distrair.

Para solucionar esse problema, Nead aconselha que você silencie suas notificações e apenas as verifique em intervalos específicos do dia. “Se você puder, faça uma verificação de notificação pela manhã e outra à tarde. No entanto, isso nem sempre é prático ao administrar um negócio. Alguns empresários optam por verificações curtas de 10 minutos no final de cada hora."

3. Limpe a caixa de entrada do seu e-mail

Para Nead, o e-mail é uma fonte significativa de distração. É também, diz ele, um dos maiores "para-raios" para a síndrome do objeto brilhante. Nesse caso, o recomendável é cancelar sua inscrição de todas as listas de mensagens promocionais e de qualquer remetente de marketing e vendas que as envie.

Caso você não queira cancelar as inscrições, faça uma conta de e-mail dedicada apenas para essas mensagens e verifique-o uma ou duas vezes por semana.

4. Faça uma coisa de cada vez

De acordo com Nead, assumir o compromisso de fazer apenas uma tarefa de cada vez fará você manter o foco nas atividades que realmente são importantes. “Faça uma promessa a si mesmo de que você vai parar de ser multitarefa”, explica Nead.

5. Dê a si mesmo algumas pausas

Não se esqueça de tirar algum tempo de folga. Segundo Nead, produtividade nem sempre é estar atarefado 100% do dia. Às vezes você precisa tirar um tempo do trabalho para recarregar seu cérebro e processar novas ideias e informações criativas.

“Eu recomendo fazer pausas regulares ao longo do dia, inclusive para atividades físicas, bem como pausas prolongadas na semana. Então, a cada dois ou três meses, tire um fim de semana prolongado. E pelo menos uma vez por ano, você deve tirar uma semana de férias do trabalho”, escreve Nead.

6. Concentre-se em atividades geradoras de receita

Para os negócios, as distrações geralmente vêm na forma de processos e procedimentos que podem afetar indiretamente a sua receita. A sugestão de Nead é não ficar atolado em tarefas que tenham pouca influência direta na receita, especialmente se você for uma startup procurando capital para crescimento.

Ao concentrar seu tempo, sua energia e as finanças apenas nas coisas que importam, segundo ele, você pode obter mais resultados de qualidade e garantir a longevidade do seu negócio.

Compartilhe nas redes sociais

Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias